Bem Vindos!

Olá pessoal! Esse blog foi criado para o curso "Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade", oferecido pela SEE-SP.
Aproveitando essa iniciativa, estamos estendendo o blog para os estudantes da E.E.E.M.I. Vereador Euclides Miranda, em Sumaré - SP, que faz parte do Programa Ensino Médio Integral da SEE-SP.
Agora, vamos compartilhar nossas ideias, experiências, enfim, tudo que está relacionado com a leitura e a escrita em nosso dia a dia.
Venha fazer parte da nossa equipe com suas experiências!
Um abraço.
Equipe Leitura é assim

segunda-feira, 14 de maio de 2012


Relato reflexivo - Espaço de formação

Para realizar esse curso, pensei antes em como ele poderia me ajudar tanto em uma possível prática em sala de aula, quanto nos acompanhamentos que realizo enquanto coordenador da disciplina de História na Diretoria de Ensino Região de Santo Anastácio, como as competências de leitura e escrita são as principais do Currículo me interessei de início e posso dizer que gostei muito dele.

Refleti sobre temas que antes estavam adormecidos como os caminhos que a leitura tinha proporcionado à minha vida, analisei textos que abriram um leque de possibilidades e conexões, como toda leitura digital contemporânea, com links e leituras verbais e não verbais, que podem apoiar o trabalho na sala de aula.

Criei junto com meu grupo 2, o blog “Leitura é assim...”, um desafio e uma contribuição ímpar no meu processo de letramento digital. A atividade de postagem da notícia para a classe A e B, que coube ao nosso grupo 2, foi um processo de montagem que necessitei de apoio com minha irmã que é professora de Língua Portuguesa, escrevi um texto de narrativa e não estava de acordo com o gênero notícia, apesar do texto ser bom, ela me apoiou e com seu apoio realizei a atividade.

Creio que na escola assim como no curso, necessitamos de cooperação e de toda a circulação de informações possíveis e posso dizer que foi um prazer trabalhar sob a tutoria da PCNPE Márcia e no grupo 2, com o Rafael,Carla, Rosana e Jucimara.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Óbito sem explicação na zona sul de São Paulo

Por Jefferson Cleber


Na madrugada de 23 de abril de 2012, Ana Lúcia de Moraes, dona da maior rede de lojas de luxo do estado de São Paulo, protagonizou um caso ainda não esclarecido de morte no condomínio em que reside no Jabaquara, zona sul bandeirante.
Segundo dados da polícia civil, a administradora contou que dormira tarde, após o retorno de uma reunião de trabalho e despertou pela madrugada, ao consultar seu relógio de cabeceira, às 04h00min, foi ao toalete e ouviu tocar a campainha. No momento em que abriu a porta disse ter encontrado o corpo de um homem idoso, estendido no chão e após constatar que o mesmo já estava sem vida e não havia ninguém a quem recorrer, Ana Lúcia teria telefonado à polícia.
Os técnicos da perícia estão trabalhando no local e as câmeras de segurança serão verificadas. Os vizinhos relataram que estão muito inseguros com esse fato, e dizem que a sociedade mesmo pagando altos impostos ainda não está satisfeita com a segurança pública e com os serviços contratados em condomínios.